Quem cuida da Avenida Augusto Cavalin?
Após questionamento do Portal Brasil Sem Censura, DER-SP esclarece jurisdição sobre trecho urbano com obras em andamento em Fernandópolis-SP


A demanda surgiu após leitores do Portal Brasil Sem Censura levantarem dúvidas sobre a responsabilidade pelas intervenções no local. A reportagem questionou:
1-Se o trecho ainda pertence ao DER-SP ou já está sob responsabilidade da prefeitura de Fernandópolis;
2-Caso pertença ao DER, se as obras foram autorizadas formalmente pelo órgão;
3-Se houve transferência de jurisdição para o município, qual foi o processo formal e quando ele ocorreu.
Em resposta oficial, o DER-SP esclareceu:
"O DER-SP esclarece que a rodovia Cândido Brasil Estrela (SP-527) possui extensão total de 32,415 quilômetros. O trecho inicial, entre o km 0+000 e km 2+490, atravessa a área urbana de Fernandópolis (Avenida Augusto Cavalin). Após tratativas com o DER-SP, ficou acordado que a administração e conservação será da prefeitura, que realiza, no momento, com a anuência do departamento, as obras mencionadas."
Com isso, o trecho em questão, embora parte de uma rodovia estadual, está formalmente sob administração municipal, mediante acordo com o DER-SP, que também confirmou ter dado anuência oficial para as obras atualmente em execução no local.
O Portal Brasil Sem Censura agradece ao DER-SP pela resposta prestada, que contribui para a transparência pública e reforça o papel da comunicação como ponte entre população e poder público.
Seguiremos acompanhando os desdobramentos das intervenções viárias e ouvindo os moradores sobre os impactos e benefícios das obras em curso.
© PORTAL BRASIL SEM CENSURA
COMENTÁRIOS