Prefeitura introduz peixes na Represa para o Festival de Pesca
Evento esportivo acontece dia 22, como parte dos festejos de aniversário de Fernandópolis

A Represa Municipal de Fernandópolis, que faz parte do Complexo Beira Rio, recebeu alguns milhares de novos “moradores”. Nesta quarta-feira, 14, foram introduzidos no reservatório 2.340 quilos de tilápia e 200 quilos da espécie pacu.
Além disso, 2.500 alevinos das duas espécies também já estão na Represa, adaptando-se. Eles fazem parte de um projeto chamado “Festival da Pesca de Fernandópolis”, que visa à criação de uma tradição de pesca no reservatório, dentro do binômio lazer/turismo.
Assim que acontecer o encerramento do festival, mais 10 mil alevinos serão lançados às águas da Represa, numa cerimônia da qual participarão população e autoridades e que marcará a preparação para a próxima temporada.
No último dia 9, o Diário Oficial do Município publicou o Decreto nº 9.893, de 08/05/2025, que estabelece as regras do festival. O regulamento permite apenas o uso de vara, molinete e carretilha. É proibido usar redes, tarrafas ou outros apetrechos da pesca predatória.
Como se trata de um festival, não haverá qualquer tipo de competição. O evento tem caráter lúdico, recreativo e ambientalmente responsável. A participação é gratuita e aberta a todos.
Regras do 1º Festival de Pesca da Represa
Será permitida exclusivamente a pesca com vara, molinete ou carretilha, sendo expressamente proibido o uso de redes, tarrafas ou quaisquer outros apetrechos de pesca predatória.
Todos os participantes deverão manter postura respeitosa e cordial, sendo vedadas atitudes de desrespeito, disputa desleal por espaços ou qualquer comportamento que comprometa a convivência harmônica entre os pescadores.
É proibido lançar na água qualquer tipo de material estranho ou poluente, como lixo, embalagens, restos de alimentos ou produtos químicos.
É terminantemente proibido utilizar a área ao redor da represa como banheiro, devendo os participantes fazer uso exclusivo das instalações sanitárias disponibilizadas pela organização do evento.
Cada participante receberá um adesivo com número de identificação, que deverá ser fixado em local visível durante todo o evento. Com base nesses números, será realizado um sorteio oficial ao final da pescaria, com brindes aos participantes.
O descumprimento de qualquer norma deste Decreto poderá acarretar:
A perda do direito de participar do sorteio e a imediata retirada do participante do local.
Não haverá competição relacionada à quantidade de peixes pescados ou ao tamanho dos exemplares capturados. O evento tem caráter lúdico, recreativo e ambientalmente responsável.
Durante o período do festival, fica permitido aos participantes levar os peixes pescados para casa, desde que respeitadas todas as disposições acima.
SECOM - Secretaria de Comunicação de Fernandópolis
COMENTÁRIOS