Prefeitura de Fernandópolis-SP responde críticas e defende critérios de acesso à informação
Administração alega que entrevistas são agendadas com antecedência e que todas as mídias locais são atendidas, conforme disponibilidade das secretarias

Após críticas feitas pelo Portal Brasil Sem Censura sobre a dificuldade de acesso da imprensa independente aos secretários municipais de Fernandópolis, a Secretaria de Comunicação Social (SECOM) respondeu oficialmente, reafirmando o compromisso da Prefeitura com a transparência e alegando que todos os veículos de comunicação têm acesso, desde que sigam os protocolos estabelecidos.
Segundo nota enviada pela SECOM:
"Todos os veículos de comunicação citados no texto agendaram as entrevistas com, no mínimo, 10 dias de antecedência. Ou seja, não foi algo decidido de última hora que o secretário concederia a entrevista."
A declaração surge após o site Portal Brasil Sem Censura questionar a disparidade no tratamento entre a imprensa tradicional como SBT Interior e Rádio Difusora e os meios independentes, como o próprio portal. A crítica gira em torno da dificuldade de obter entrevistas por escrito, o que limita veículos que não contam com estrutura de estúdio ou equipes externas.
Ainda na resposta, a SECOM reafirma que:
"Todas as rádios ou veículos de comunicação do município são atendidos quando solicitam entrevista."
Atendimento por ordem de chegada
Finalizando a resposta, a SECOM esclareceu que:
"As demandas são respondidas conforme o retorno de cada secretaria e respeitando a ordem de chegada dos pedidos de cada veículo."
Debate permanece aberto
O Portal Brasil Sem Censura levanta o debate por que uma entrevista por escrito recurso essencial para veículos com estrutura enxuta é tão burocratizada, enquanto secretários se deslocam até estúdios em outras cidades para falar com grandes emissoras?
O portal reforça que não recebe recursos públicos, não atua com fins eleitoreiros e preza pela pluralidade da informação que deve ser acessível a todos, inclusive à população que consome notícias por meios digitais e alternativos.
COMENTÁRIOS